Unidade 3: C

Nesta unidade começaremos a aprender uma linguagem textual de programação, a Linguagem C, que nos permitirá explorar conceitos cada vez mais avançados de computação. Note que, apesar de termos que investir muito tempo na aprendizagem da Linguagem C, o nosso objetivo final não é aprender C: é aprender C apenas como meio para o aprendizado de conceitos de ciência da computação.

De forma geral, veremos: C; diferença entre código fonte, código de máquina, linguagem de alto e baixo nível; compilação; corretude, design e estilo dos programas; Visual Studio Code; realce de sintaxe (syntax highlighting); seqüências de escape; especificadores de formato; header files; bibliotecas; man pages; tipos; variáveis; condicionais; loops; Linux; interface gráfica do usuário (graphical user interface, GUI); interface de linha de comando (command line interface, CLI); constantes; comentários; pseudocódigo; operadores; expressões, overflow; imprecisão em ponto flutuante.

Esta é uma unidade muito grande principalmente porque, antes de mergulharmos nos conceitos mais avançados da computação, teremos que aprender grande parte da sintaxe e semântica da linguagem C. Estude no seu ritmo, assista aos vídeos quantas vezes forem necessárias e, principalmente, pratique tudo o que foi ensinado. Só se aprende C criando e testando programas.

Sumário:

PARTE 1: Olá, mundo!

Vídeo da parte 1: Olá, mundo

(liberação do vídeo: 26/07/2029, 17:00h)

Download dos slides do vídeo