Unidade 2: programação

Nesta unidade começaremos nosso estudo sobre os fundamentos da programação. Nosso objetivo é fazer com que você entenda como um algoritmo pode ser expresso em uma linguagem de programação.

O conteúdo desta unidade está dividido em X partes, sendo a primeira parte uma visão geral do que estudaremos. Em cada parte você encontrará o vídeo da aula, o texto correspondente e demais recursos. Utilize o sumário abaixo para navegar no conteúdo da unidade.

Sumário:

PARTE 0: visão geral da unidade

(em breve)

PARTE 1: Scratch: fundamentos da programação

Vídeo da parte 1: Scratch

Download dos slides do vídeo

PARTE 2: Exemplos em Scratch

Vídeo da parte 2: exemplos em Scratch

Download dos slides do vídeo

PARTE 3: Funções e variáveis

Vídeo da parte 3: funções e variáveis

Download dos slides do vídeo

PARTE 4: Conceitos avançados

Vídeo da parte 4: conceitos avançados

Download dos slides do vídeo

PARTE 5: PSET 0: Scratch

Vídeo da parte 5: PSET 0: Scratch

(disponível ao público a partir de: 20/07/2024, 00:00h)

Download dos slides do vídeo

PSET 0

Chegou o momento de demonstrar tudo o que você aprendeu sobre os fundamentos da programação. Acesse a página do PSET 0 e crie seu primeiro programa completo utilizando a linguagem Scratch! Para agilizar, faça o download do arquivo de handout, com as especificações detalhadas.