O que é um PSET?
Um Problem Set (PSET) é uma lista com um número relativamente pequeno de questões difíceis, feitas para testar sua compreensão global do conteúdo estudado durante toda a semana ou um pequeno período de tempo.
Ao contrário de exercícios rápidos e tarefas rotineiras, que são relativamente fáceis e diretos (pois têm o objetivo de auxiliá-lo no estudo de uma pequena parte do conteúdo), os PSETs são projetados para forçá-lo a pensar profundamente no que você aprendeu durante uma ou mais semanas; para conseguir responder às questões dos PSETs você precisará ter desenvolvido uma compreensão profunda da matéria, muito além do nível de simples “decoreba”.
Deixe-me alertá-lo mais uma vez: os PSETs são difíceis, todas as questões são difíceis e algumas são incrivelmente difíceis. Por esse motivo você terá um prazo longo, de uma ou duas semanas para realizar cada PSET (e não fique chateado se não conseguir responder completamente uma ou mais questões de cada PSET, eles foram feitos para desafiá-lo; mas é importante que, mesmo que você não consiga responder alguma questão, você se esforce e tente ao máximo encontrar a solução).
Para ter uma idéia melhor do que esperar de cada PSET, e porque o uso de PSETs é importante, dê uma olhada no que os alunos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) acham do uso de PSets em suas disciplinas:
- Harbinger of Doom, Despair, and Knowledge: PSETS: “Arautos da Perdição, Desespero e Conhecimento: PSETS” ( versão em PDF)
- A love letter to psets: “Uma carta de amor aos psets” ( versão em PDF)
- The Process of Psetting: “O Processo dos Psets” ( versão em PDF)
O grau de dificuldade de cada PSET é muito alto e as questões serão muito mais difíceis do que você está acostumado. Mas tenha certeza de que a resolução dos PSETs é fundamental para seu aprendizado. Trabalhe diariamente em cada PSET: é melhor fazer várias pequenas partes todos os dias do que tentar fazer tudo de uma vez, de última hora.
Devido ao grau de dificuldade alguns alunos acabam quebrando as regras e políticas de integridade acadêmica e buscam respostas prontas na Internet, com outros alunos ou com pessoas que já fizeram o curso antes. Não faça isso: você não estará realmente aprendendo. Para saber o que você pode ou não fazer, consulte as regras de integridade acadêmica e as regras sobre trabalho colaborativo.
A questão da integridade acadêmica é muito séria: por favor, não tente entregar o trabalho de um colega (no todo ou até mesmo alguma pequena parte) como seu: existem ferramentas online que verificam plágio em questão de segundos. Pior ainda, você está se enganando…
Consulte o professor em caso de dúvidas.