Já está disponível para download gratuito a LINGPROG 5.0, uma máquina virtual Linux que traz diversas linguagens de programação clássicas, incluindo algumas IDEs e ferramentas já instaladas e configuradas para você começar a aprender programação!
A LINGPROG 5.0 foi criada especialmente para os estudantes que farão o curso CR6.100B: Introdução à Ciência da Computação, mas pode ser utilizado por qualquer pessoa ou organização interessada em aprender sobre linguagens de programação, gratuitamente (licença MIT).
O que é a LINGPROG 5.0?
É a 5ª versão de uma máquina virtual para o VirtualBox, toda pronta e configurada, que contém o seguinte:
- Sistema operacional:
- Linguagens de programação:
- Ferramentas/IDEs:
- DrRacket 8.14
- Edwin 12.1
- Emacs 29.3
- Flask 3.0.3 (no ambiente virtual “flask”)
- Noje.js 20.17.0 (e npm 10.8.2)
- pgAdmin4 8.11
- Portacle 1.4
- SQLite Browser 3.13.0
- VSCodium 1.93.1
- VSCode 1.93.1
- Compiladores C:
- Bancos de dados:
- Editoração:
Aqui está um print screen da máquina virtual em funcionamento:
Para que serve essa máquina virtual?
O objetivo da LINGPROG 5.0 é servir como ambiente de ensino/aprendizagem para o curso CR6.100B: Introdução à Ciência da Computação, mas também pode ser utilizada em qualquer disciplina de linguagens de programação em universidades, faculdades e qualquer outra instituição de ensino (servindo também para estudantes autônomos).
A vantagem do uso desta máquina virtual é que todo o ambiente já foi devidamente preparado, instalado, configurado e testado pelo Computação Raiz e, assim, qualquer pessoa pode começar a estudar sem passar pelo pesadelo inicial de administração de sistemas para instalar e configurar tudo manualmente.
Pré-requisitos necessários
A LINGPROG 5.0 do Computação Raiz está configurada para usar 8 GiB de memória RAM, 4 processadores virtuais, e até 75 GiB de espaço em disco (50 GiB em média). Como requisitos considere:
- Computador com arquitetura Intexl x86 de 64 bits (atenção: arquiteturas como a ARM não são suportadas, por exemplo, o MacBook Air M1, M2 ou M3 não conseguirá rodar a máquina virtual)
- Processador Intel ou AMD recente (se seu processador só tiver 8 núcleos ou menos, você deve diminuir a quantidade de núcleos de utilizados pela máquina virtual)
- No mínimo 16 GiB de RAM (se seu computador tiver 8 GiB de memória, você deve diminuir a quantidade de memória RAM utilizada pela máquina virtual);
- Cerca de 95 GiB de espaço em disco durante a importação do appliance; depois da importação o arquivo do appliance pode ser apagado e serão necessários até 75 GiB de espaço em disco (em média 50 GiB);
- Monitor Full HD (1920 x 1080 pixels) (você pode ajustar a configuração na máquina virtual);
- Disco SSD é recomendável mas não obrigatório; e
- Conexão com a Internet é recomendável mas não obrigatória.
Note que a LINGPROG 5.0 ocupa um espaço considerável do disco rígigo. Isso ocorre devido à grande quantidade de linguagens e ferramentas instaladas e configuradas. Você perde espaço, mas ganha em ferramentas e linguagens já instaladas e configuradas.
Os requisitos acima são os mínimos necessários para usar a LINGPROG 5.0 com conforto. Você pode aumentar a quantidade de memória e de cores de processador caso sua máquina tenha essa disponibilidade, por exemplo: você pode reserver 16 GiB de memória e 8 cores, se seu computador tiver maior capacidade). Você também pode diminuir a quantidade de memória e de cores de processador utilizados pela LINGPROG 5.0, caso sua máquina não atenda aos requisitos mínimos.
Como instalar a LINGPROG 5.0 do Computação Raiz?
Em primeiro lugar você deve ter o VirtualBox (versão 7.1.0, ou superior) instalado e funcionando em seu sistema. Você precisa instalar duas coisas:
- VirtualBox 7.1.0 Platform (escolha a versão certa para o seu sistema operacional); e
- VirtualBox 7.1.0 Oracle VM VirtualBox Extension Pack (depois de instalar a plataforma).
Acesse a página de downloads do VirtualBox e siga as instruções de instalação.
Depois que o VirtualBox estiver instalado e funcionando, faça o download do appliance da máquina virtual (o arquivo se chama “lingprog5.0.ova
”). Atenção: o arquivo tem cerca de 20 GiB e, portanto, o download pode demorar um pouco.
Depois que o download do appliance terminar, abra o VirtualBox e, no menu File, escolha a opção Import Appliance. Siga as instruções do assistente de importação. Pronto! Depois da instalação da máquina virtual você pode apagar o arquivo lingprog5.0.ova para liberar 20 GiB de espaço em disco.
Como usar a LINGPROG?
Como um desktop Linux qualquer, com uma interface gráfica! Para logar, use as seguintes credenciais:
- Usuário:
computacao
- Senha:
raiz
Na pasta “Documents
” existe um arquivo que contém todas as senhas que você precisará para usar os softwares disponíveis, bem como uma listagem das principais linguagens e ferramentas instaladas. Consulte esse arquivo para saber as senhas dos usuários do Linux, dos usuários dos bancos de dados e como se conectar aos diversos SBGDs em uso.
Problemas conhecidos:
A máquina virtual está configurada para ser iniciada em Full Screen (tela cheia) mas, devido a um problema como Virtual Box, nem sempre a imagem da máquina virtual ocupa toda a tela. Se durante o processo de boot da máquina virtual ela não aparecer em tela cheia, o melhor a fazer é, antes de logar na máquina virtual, usar a combinação de teclas de atalho Host+F para desligar o Full Screen e, logo em seguida, usar Host+F novamente para voltar a tela para Full Screen. Isso faz com que a máquina virtual passe a funcionar corretamente em Full Screen (tela cheia).
Obs.: por padrão, a tecla Host do Virtual Box é a tecla Ctrl do lado direito da barra de espaço. Se o seu teclado não tem a tecla Ctrl do lado direito (alguns notebooks, por exemplo), você precisará escolher outra tecla como Host na configuração do Virtual Box.
Outro problema que pode ocorrer com o VirtualBox 7.1.0 é que, ao tentar inicializar a máquina virtual, o processo pode ser interrompido durante o boot e a máquina não inicia. Nesse caso basta fechar a maquina virtual e abrir novamente.
Se tiver alguma crítica ou sugestão, escreva aqui nos comentários, será muito bom ouvir suas opiniões. Obrigado e bom aprendizado!