Já está disponível para download gratuito a LINGPROG 4, uma máquina virtual Linux que traz diversas linguagens de programação clássicas, incluindo algumas IDEs e ferramentas já instaladas e configuradas para você começar a aprender programação!
A LINGPROG 4 foi criada especialmente para os estudantes que farão o curso CR6.100B: Introdução à Ciência da Computação, mas pode ser utilizado por qualquer pessoa ou organização interessada em aprender sobre linguagens de programação, gratuitamente (licença MIT).
O que é a LINGPROG 4.0?
É a 4ª versão de uma máquina virtual para o VirtualBox, toda pronta e configurada, que contém o seguinte:
- Sistema operacional:
- Linguagens de programação:
- Ferramentas/IDEs:
- DrRacket 8.12
- Edwin 12.1
- Emacs 29.3
- Flask 3.0.3 (no ambiente virtual “flask”)
- Noje.js 20.12.2 (e npm 10.5.0)
- pgAdmin4 8.6
- Portacle 1.4
- SQLite Browser 3.12.2
- VSCodium 1.88.1
- VSCode 1.88.1
- Compiladores C:
- Bancos de dados:
- Editoração:
Aqui está um print screen da máquina virtual em funcionamento:
Para que serve essa máquina virtual?
O objetivo da LINGPROG 4 é servir como ambiente de ensino/aprendizagem para o curso CR6.100B: Introdução à Ciência da Computação, mas também pode ser utilizada em qualquer disciplina de linguagens de programação em universidades, faculdades e qualquer outra instituição de ensino (servindo também para estudantes autônomos).
A vantagem do uso desta máquina virtual é que todo o ambiente já foi devidamente preparado, instalado, configurado e testado pelo Computação Raiz e, assim, qualquer pessoa pode começar a estudar sem passar pelo pesadelo inicial de administração de sistemas para instalar e configurar tudo manualmente.
Pré-requisitos necessários
A LINGPROG 4 do Computação Raiz está configurada para usar 8 GiB de memória RAM, 4 processadores virtuais, e até 75 GiB de espaço em disco (50 GiB em média). Como requisitos considere:
- Computador com arquitetura Intexl x86 de 64 bits (atenção: arquiteturas como a ARM não são suportadas, por exemplo, o MacBook Air M1 não conseguirá rodar a máquina virtual)
- Processador Intel ou AMD recente (se seu processador só tiver 8 núcleos ou menos, você deve diminuir a quantidade de núcleos de utilizados pela máquina virtual)
- No mínimo 16 GiB de RAM (se seu computador tiver 8 GiB de memória, você deve diminuir a quantidade de memória RAM utilizada pela máquina virtual);
- Cerca de 95 GiB de espaço em disco durante a importação do appliance; depois da importação o arquivo do appliance pode ser apagado e serão necessários até 75 GiB de espaço em disco (em média 50 GiB);
- Monitor Full HD (1920 x 1080 pixels) (você pode ajustar a configuração na máquina virtual);
- Disco SSD é recomendável mas não obrigatório; e
- Conexão com a Internet é recomendável mas não obrigatória.
Note que a LINGPROG 4 ocupa um espaço considerável do disco rígigo. Isso ocorre devido à grande quantidade de linguagens e ferramentas instaladas e configuradas. Você perde espaço, mas ganha em ferramentas e linguagens já instaladas e configuradas.
Os requisitos acima são os mínimos necessários para usar a LINGPROG 4 com conforto. Você pode aumentar a quantidade de memória e de cores de processador caso sua máquina tenha essa disponibilidade, por exemplo: você pode reserver 16 GiB de memória e 8 cores, se seu computador tiver maior capacidade). Você também pode diminuir a quantidade de memória e de cores de processador utilizados pela LINGPROG 4, caso sua máquina não atenda aos requisitos mínimos.
Como instalar a LINGPROG 4 do Computação Raiz?
Em primeiro lugar você deve ter o VirtualBox (versão 7.0.18, ou superior) instalado e funcionando em seu sistema. Você precisa instalar duas coisas:
- VirtualBox 7.0.18 Platform (escolha a versão certa para o seu sistema operacional); e
- VirtualBox 7.0.18 Oracle VM VirtualBox Extension Pack (depois de instalar a plataforma).
Acesse a página de downloads do VirtualBox e siga as instruções de instalação.
Depois que o VirtualBox estiver instalado e funcionando, faça o download do appliance da máquina virtual (o arquivo se chama “lingprog4.ova
”). Atenção: o arquivo tem cerca de 20 GiB e, portanto, o download pode demorar um pouco.
Depois que o download do appliance terminar, abra o VirtualBox e, no menu File, escolha a opção Import Appliance. Siga as instruções do assistente de importação. Pronto! Depois da instalação da máquina virtual você pode apagar o arquivo lingprog4.ova para liberar 20 GiB de espaço em disco.
Como usar a LINGPROG?
Como um desktop Linux qualquer, com uma interface gráfica! Para logar, use as seguintes credenciais:
- Usuário:
computacao
- Senha:
raiz
Na pasta “Documents
” existe um arquivo que contém todas as senhas que você precisará para usar os softwares disponíveis, bem como uma listagem das principais linguagens e ferramentas instaladas. Consulte esse arquivo para saber as senhas dos usuários do Linux, dos usuários dos bancos de dados e como se conectar aos diversos SBGDs em uso.
Problemas conhecidos:
A máquina virtual está configurada para ser iniciada em Full Screen (tela cheia) mas, devido a um problema como Virtual Box, nem sempre a imagem da máquina virtual ocupa toda a tela. Se durante o processo de boot da máquina virtual ela não aparecer em tela cheia, o melhor a fazer é, antes de logar na máquina virtual, usar a combinação de teclas de atalho Host+F para desligar o Full Screen e, logo em seguida, usar Host+F novamente para voltar a tela para Full Screen. Isso faz com que a máquina virtual passe a funcionar corretamente em Full Screen (tela cheia).
Obs.: por padrão, a tecla Host do Virtual Box é a tecla Ctrl do lado direito da barra de espaço. Se o seu teclado não tem a tecla Ctrl do lado direito (alguns notebooks, por exemplo), você precisará escolher outra tecla como Host na configuração do Virtual Box.
Se tiver alguma crítica ou sugestão, escreva aqui nos comentários, será muito bom ouvir suas opiniões. Obrigado e bom aprendizado!
Excelente máquina professor! Devido ela ter as principais linguagens e ferramentas necessárias para o estudo, ela poupa bastante das configurações iniciais que geralmente tem de ser feitas.
Bem, essa é a idéia… deixar uma máquina preparada, com várias linguagens e ferramentas prontas para uso pelos alunos. Isso simplifica o pesadelo de administração de sistemas para todos os alunos instalarem e configurarem o ambiente. Ainda resta o problema de instalar o Virtual Box e importar o appliance da máquina virtual (e alguns problemas podem ocorrer nesse processo), mas isso é muito menos trabalho do que tentar instalar tudo por conta própria.
A desvantagem de usar essa máquina virtual é que ela ocupa muito espaço (pois tem muitas linguagens e ferramentas instaladas), mas acredito que o benefício de todos os alunos utilizarem o mesmo ambiente pronto e padronizado supera em muito a desvantagem do espaço em disco ocupado pela máquina.