Logo é uma linguagem de programação geral, multiparadigma, que evoluiu como um dialeto Lisp em 1967, criada por Wally Feurzeig, Seymour Papert e Cynthia Solomon.
Não existe uma implementação padrão para a Logo e, ao longo das décadas, surgiram muitas implementações comerciais e open-source. Uma das mais famosas é a implementação criada na década de 1990 por Brian Harvey, na Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB), juntamente com alguns de seus alunos de computação. A “UCB Logo“, como foi batizada, é atualizada periodicamente desde então e hoje em dia está na versão 6.2.2 (lançada em 29/12/2021). Você pode fazer o download no repositório oficial no GitHub.
Apesar de muito utilizada na década de 1990 com fins educacionais para crianças e adolescentes (muito disso devido ao “Turtle Graphics“, uma tartaruga que podia ser controlada e que desenhava figuras geométricas no computador), seu uso foi diminuindo com o tempo e hoje é pouco (ou quase nada) utilizada.
Entretanto, apesar de esquecida e pouco utilizada, a UCB Logo é a linguagem utilizada na excepcional trilogia de introdução à ciência da computação “Computer Science Logo Style“, escrita por Brian Harvey:
Os livros estão esgotados atualmente (consegui comprar em sebos nos EUA) mas estão disponíveis para leitura integral no site de Brian Harvey:
- Computer Science Logo Style, Volume 1: Symbolic Computing
- Computer Science Logo Style Volume 2: Advanced Techniques
- Computer Science Logo Style Volume 3: Beyond Programming
Se você quiser uma óptima programação para as férias de dezembro, instale a UCB Logo e estude a trilogia de Brian Harvey. Sua visão sobre ciência da computação mudará para sempre!
A instalação em um sistema Linux é bem simples: você precisa das ferramentas usuais de compilação (make
, gcc
, autoconf
, wxWidgets
, etc.) e do autoconf-archive
. Instale esses pacotes em sua distribuição Linux se precisar. Depois faça o download e a compilação da UCB Logo, algo como:
$ wget https://people.eecs.berkeley.edu/~bh/downloads/ucblogo.tar.gz
$ tar -zxvf ucblogo.tar.gz
$ cd ucblogo-6.2.2
$ autoreconf --install
$ ./configure --prefix=/opt/ucblogo-6.2.2 --enable-x11 --enable-objects
$ make
$ sudo make install
Se tudo correu bem você terá o ambiente de entrada e avaliação de código da UCB Logo:
Para faciliar, crie um arquivo de atalho no Desktop
de seu diretório $HOME
, por exemplo: /home/abrantesasf/Desktop/logo.desktop
, com conteúdo semelhante ao seguinte:
#!/usr/bin/env xdg-open
[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=UCB Logo
GenericName=UCB Logo
Comment=Berkeley Logo
MimeType=text/english;text/plain;text/x-makefile;text/x-c++hdr;text/x-c++src;text/x-chdr;text/x-csrc;text/x-java;text/x-moc;text/x-pascal;text/x-tcl;text/x-tex;application/x-shellscript;text/x-c;text/x-c++;
Exec=/opt/ucblogo/bin/ucblogo
Icon=/opt/ucblogo/share/icons/hicolor/256x256/apps/ucblogo.png
Type=Application
Terminal=false
Categories=
Keywords=Logo;
Name[en_US]=UCB Logo
NoDisplay=false
Hidden=false
Agora é só começar a estudar a trilogia de Brian Harvey!